11 abril 2017

Criopreservação de Tecido Ovariano

A criopreservação de tecido ovariano é uma técnica experimental, mas que pode ser uma alternativa para a preservação de gametas em mulheres com câncer, especialmente nas que ainda não atingiram a puberdade.  Através dela é feita a retirada de uma parte ou de todo o ovário, de acordo com a indicação feita a paciente. 
Na sequência,estes fragmentos são submetidos ao processo de congelamento em Nitrogênio Líquido. Após estarem congelados, os fragmentos de tecido ovariano podem permanecer armazenados por tempo indeterminado.

Após o tratamento de quimioterapia ou radioterapia, há uma chance considerável da mulher entrar na menopausa precocemente e.  caso isso aconteça, os fragmentos do ovário criopreservado poderão ser descongelados e reimplantados no organismo da paciente de forma a garantir a chance de uma gravidez futura. A técnica é muito recente, e ainda está em estudo, porém as pesquisas mostram que mais de 60 bebês já nasceram através do reimplante de tecido ovariano em diversos locais do mundo.

Existe ainda, em caráter experimental, a chance de no futuro conseguir óvulos maduros deste tecido congelado em laboratório, através de técnicas avançadas de cultura celular sem a necessidade do reimplante. Tecnologia avançando avassaladoramente

A indicação desta técnica será a pacientes que, após o diagnóstico do câncer, não possuem tempo suficiente para congelamento de óvulos/embriões, ou também as que possuem contraindicação para receberem estimulação ovariana com hormônios.

Resumindo agora a sequência  para a criopreservação de tecido ovariano:

*Avaliação clínica da paciente por um médico da equipe de oncofertilidade e indicação da técnica.
* Internação por 1 a 2 dias para a retirada do tecido ovariano e posterior criopreservação.
* Criopreservação à uma temperatura de -196º C.
* PRONTO.....A paciente estará liberada para iniciar o tratamento oncológico com uma maior possibilidade de gestação após a cura do câncer.
 *Após a liberação do oncologista para gravidez, realiza-se nova Videolaparoscopia para reimplante do tecido armazenado, que uma vez funcionante, pode proporcionar uma gestação natural, induzida por hormônios ou através da técnica de Fertilização in Vitro.

FABIOLA PECE comenta:  A técnica ainda está sendo aprimorada, esta opções existem , porém devem ser usadas somente em casos especiais, realmente direcionadas com a real funcionabilidade  cabível a eles.

Nenhum comentário:

Pesquise o assunto

Postagens Anteriores

Qual assunto você gostaria de ler ?

Nome:
E-mail:
Assunto:
Mensagem: